sexta-feira, 29 de março de 2013

As orações adverbiais

Assim como os argumentos e adjuntos adnominais (modificadores dos nomes) aparecem em forma de oração (as completivas e as relativas), os adjuntos adverbiais também podem assumir uma estrutura oracional. Trata-se de um conjunto de orações de comportamento não uniforme.

Ex: *O mendigo morreu. (de frio)
      *O mendigo morreu (porque passou muito frio).
      *(Como passou muito frio), o mendigo morreu.
      *Ele sobreviveu (apesar do frio).
      *Ele sobreviveu (embora tenha passado muito frio).
      *(Embora/ ainda que tenha passado muito frio), ele sobreviveu.


O mesmo comportamento pode ser visto nos seguintes grupos:

*Ele sairá da prisão (se mostrar bom comportamento)
*(Caso ele mostre bom comportamento), sairá da prisão.
*Ela tem estudado bastante (para que consiga/ para conseguir boas notas).
*(Para conseguir boas notas), ela tem estudado bastante.
*Ele viajará para Portugal (quando obtiver o visto/ ao obter o visto).
*(Quando obtiver o visto), ele viajará para Portugal.


Há outros quatro “tipos” de subordinadas adverbiais listados em nossas gramáticas, cujo comportamento não apresenta as características observadas nos apresentados anteriormente:

Os rapazes gritaram tanto(que ficaram sem voz).

*Que ficaram sem voz os rapazes gritaram tanto.
(quanto mais a menina cresce) tanto mais ela fica bonita

*Tanto mais a menina fica bonita quanto mais ela cresce.
Os funcionários falam mais (do que trabalham).

*Do que (os funcionários) trabalham falam mais.
(35) Os alunos se prepararam para a prova (como o professor recomendou)
(35) * ? (Como o professor recomendou), os alunos se prepararam para a prova.


Trata-se de estruturas com uma integração sintática muito mais estreita, uma integração que se caracteriza, em geral, pela presença de termos “correlatos” na principal e na subordinada (tanto...que; quanto mais... Tanto mais; mais...do que).


As orações que expressam q relação semântica de conformidade, ilustradas em (35), podem, entretanto, ser movidas, tal como as adverbiais, mas estão incluídas neste grupo por duas razões.

1º: os dois exemplos em (35) podem ser parafraseados de forma diferente, como se vê:

(35a) Os alunos se prepararam para a prova conforme o professor recomendou.
(35b)Como o professor recomendou que os alunos se preparassem para a prova, assim eles fizeram.

2º: há uma comparação implícita nas duas proposições:

(35ª) Os alunos se prepararam para a prova tal como o professor recomendou.
(35b)* Como o professor recomendou, os alunos se prepararam para a prova tal.

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