A
peça, Vestido de Noiva, tem, em seu cenário, três planos que se intercalam: o
plano da alucinação, o plano da realidade e o plano da memória. Alaíde, moça
rica da sociedade carioca, é atropelada numa das noites do Rio. No plano da
realidade, jornalistas correm para se informar e publicar em seus jornais o
fato, enquanto médicos correm para salvar o corpo inerte da mulher, jogada numa
mesa de operação, entre a vida e a morte.
No
plano da alucinação, Alaíde procura por uma mulher chamada Madame Clessi, sua
heroína, que foi assassinada no início do século,
vestida de noiva, pelo seu namorado. As duas se encontram e conversam. Um homem
acusa Alaíde de assassina, e ela revela a Madame Clessi que assassinou o marido
Pedro com um ferro após uma discussão.
No
plano da memória reconstitui a cena. Mais tarde, ambas percebem que o
assassinato de Pedro não passou de um sonho de Alaíde. Enquanto os médicos
tentam quase o impossível para salvá-la da morte no plano da realidade, Alaíde
e Madame Clessi conversam no plano da alucinação, tentando se lembrar do dia do
casamento da primeira, e de duas mulheres que estavam presentes enquanto Alaíde
se preparava para a cerimônia. A mulher de véu e uma moça chamada Lúcia. Ambas
são, na verdade, a mesma pessoa, a irmã de Alaíde, que reclama o fato desta ter
lhe roubado o namorado.
Segue-se
uma série de intercalações entre os planos: no plano da realidade, o trabalho
dos médicos para reanimar Alaíde, e dos jornalistas
querendo informações sobre a tragédia do atropelamento. Nos planos da
alucinação e da memória, a história de Madame Clessi, com seu namoro com um
jovem rapaz e sua morte, se funde com a de Alaíde no dia do casamento com
Pedro.
Segue-se
a discussão com Lúcia minutos antes da cerimônia, que a acusa violentamente
de ter lhe roubado o noivo. O casamento acontece, e
Alaíde se vê vítima de uma conspiração entre Lúcia e Pedro, que pretendem
matá-la para ficarem juntos. No plano da realidade, Alaíde morre na mesa de
operação. Enquanto Alaíde assiste com Madame Clessi cenas de seu enterro e de
sua discussão com Lúcia momentos antes do atropelamento, quando jura que mesmo
morta não a deixaria ficar com Pedro. Lúcia, no entanto, casa-se com Pedro,
mesmo tendo em sua mente a imagem de Alaíde com seu vestido de noiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário