sábado, 30 de março de 2013

MENSAGEM DE AMOR e SONETO DE FIDELIDADE


MENSAGEM DE AMOR

 Os livros na estante não têm mais tanta importância
 Do muito que eu li, do pouco que sei
 Nada me resta

 A não ser a vontade de te encontrar
 O motivo eu já nem sei
 Nem que seja só para estar ao seu lado
 Só para ler no seu rosto
 Uma mensagem de amor.

 À noite eu me deito,
 Então escuto a mensagem no ar
 Tambores rufando

 Eu já não tenho nada pra te dar.

 No céu estrelado eu me perco
 Com os pés na terra

 Vagando entre os astros
 Nada me move nem me faz parar.

(Os Paralamas do Sucesso, "O passo do Lui". n. 0624212264, Odeon, 1984. lado B, faixa 1.)

SONETO DE FIDELIDADE

 De tudo, ao meu amor serei atento
 Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
 Que mesmo em face do maior encanto
 Dele se encante mais meu pensamento.

 Quero vivê-lo em cada vão momento
 E em seu louvor hei de espalhar meu canto
 E rir meu riso e derramar meu pranto
 Ao seu pesar ou seu contentamento.

 E assim, quando mais tarde me procure
 Quem sabe a morte, angústia de quem vive
 Quem sabe a solidão, fim de quem ama

 Eu possa me dizer do amor (que tive):
 Que não seja imortal, posto que é chama
 Mas que seja infinito enquanto dure.

(Vinicius de Moraes." Livro de sonetos". São Paulo,  Companhia das Letras, 1991. p. 55.)


Esses textos têm uma forma diferente daquela dos textos anteriores. Neles, as palavras e as orações estão dispostas em linhas, chamadas versos. A um agrupamento de versos chamamos estrofe.
Releia o texto de Vinicius de Moraes. São catorze versos distribuídos em quatro estrofes: dois quartetos (estrofes de quatro versos) e dois tercetos (estrofes de três versos).
  Portanto:
Verso é cada linha do poema.
Estrofe é um agrupamento de versos.

  Observe, agora, as terminações de cada um dos versos da seguinte estrofe:
 De tudo, ao meu amor serei
  at*ento*
 Antes, e com tal zelo, e sempre, e t*anto*
 Que mesmo em face do maior enc*anto*
 Dele se encante mais meu pensam*ento*.
• atento/pensamento: o primeiro verso rima com o quarto;
• tanto/encanto: o segundo verso rima com o terceiro.
Dizemos, então, que os versos rimam quando há, geralmente no final deles, palavras que terminam com os mesmos sons.

Exercícios

1. Quantas estrofes tem a letra da canção *Mensagem de amor*?
 2. Quantos versos tem cada estrofe?
3. Qual o verso que repete o título da canção?
 4. Os versos da segunda estrofe de *Mensagem de amor* são rimados?

Propostas de redação

 1. Escolha o poema que mais lhe agradou. Depois, diga com suas palavras o que esse poema transmite.
 2. Imagine uma conversa informal entre dois jovens que se amam, mas que não têm coragem de declarar o que sentem. Redija esse diálogo, lembrando-se do emprego do travessão.
 3. Imagine uma cena de ciúmes. Mencione o lugar onde as personagens se encontram. Quem é mais ciumento? Como demonstra o ciúme? O que faz e o que diz? Enumere as causas do ciúme. Utilize o discurso direto. Encaminhe a narrativa para um desfecho feliz. Dê um título à sua redação.
 4. O amor é um tema dos mais explorados e cantados por prosadores e poetas de todos os tempos. Veja como alguns deles se manifestaram a respeito do amor:
• "Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente." (Camões, poeta português)
• "O amor é como um sol para o qual eu me volto todo dia, cada dia, hipnotizado como um girassol..." (Guilherme de Almeida)
• "A mocidade, quando ama, não tem exigências outras que não sejam as do próprio amor." (Júlio Dantas)
• "Nem mesmo o céu, nem as estrelas/Nem mesmo o mar e o infinito/Nada é maior que o meu amor/Nem mais bonito." (Roberto Carlos)
E para você, o que é o amor? Escreva um pequeno texto, utilizando imagens bonitas, como fizeram os autores que vimos.

 5. Conte uma história que tenha como tema um amor não-correspondido.

      ESTUDO DA LÍNGUA

Treino lingüístico

1. Observe:
Ela sabia que não *ia suportar* as explicações dele.
Ela sabia que não *suportaria* as explicações dele.
Siga o modelo:
 a) Ele sabia que ela *ia fazer* bico de choro.
 b) O sábado *ia terminar* em briga outra vez.
 c) Juntos, *iam viver* a vida de seus sonhos.
 d) Ele *ia* lhe *trazer* muitas alegrias.
 e) Ela *ia pôr* tudo em pratos limpos.

2. Copie as expressões a seguir, substituindo-as por um verbo correspondente:
 a) sentir raiva
 b) ficar zangado
 c) dar coragem
 d) pedir demissão
Escolha um desses verbos e com ele construa uma oração.

3. Escreva o antônimo das seguintes palavras, acrescentando-lhes o prefixo *des-*:
 amor -- crer -- emprego -- arrumar --
  ligar -- fazer

4. Escreva as orações a seguir na ordem inversa (predicado + sujeito):
 a) Seu amor, porém, não morre.
 b) O telefone despeja palavrões.
 c) O espanto de Teófilo é grande.

5. Substitua o pronome possessivo pelo pronome oblíquo adequado:
As crianças beijam suas mãos.
As crianças beijam-lhe as mãos.
 a) Os policiais invadem o *seu* apartamento.
 b) Os jornalistas compreendem a *sua* dor.
 c) Rodrigo segurou *sua* mão.
 d) O amor trouxe *sua* alegria de volta.

6. Escreva no plural as seguintes frases:
 a) Eu a amava!
 b) Eu o adorava.
 c) Ela me odiava.
 d) Ele te respeita.
 e) Você me entende.

7. Observe:
Conhecera-o *há* cerca de dois anos. (tempo *passado*)
Ela o conheceria dali a dois anos. (tempo *futuro*)

Copie as frases, completando-as com *há* ou *a*:
 a) Encontrei-o, nesta mesma mesa, ''''' cerca de dois meses.
 b) Sairei daqui ''''' cerca de meia hora.
 c) Estudo aqui ''''' dois anos.
 d) Viajarei daqui ''''' dois dias.
 e) Não o vejo ''''' cerca de cinco anos.
 f) Espero-o ''''' mais de duas horas!

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