MENSAGEM DE AMOR
Os livros na estante não têm mais
tanta importância
Do muito que eu li, do pouco que
sei
Nada me resta
A não ser a vontade de te
encontrar
O motivo eu já nem sei
Nem que seja só para estar ao seu
lado
Só para ler no seu rosto
Uma mensagem de amor.
À noite eu me deito,
Então escuto a mensagem no ar
Tambores rufando
Eu já não tenho nada pra te dar.
No céu estrelado eu me perco
Com os pés na terra
Vagando entre os astros
Nada me move nem me faz parar.
(Os Paralamas do Sucesso, "O passo do Lui". n. 0624212264,
Odeon, 1984. lado B, faixa 1.)
SONETO DE FIDELIDADE
De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre,
e tanto
Que mesmo em face do maior
encanto
Dele se encante mais meu
pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar
meu canto
E rir meu riso e derramar meu
pranto
Ao seu pesar ou seu
contentamento.
E assim, quando mais tarde me
procure
Quem sabe a morte, angústia de
quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem
ama
Eu possa me dizer do amor (que
tive):
Que não seja imortal, posto que é
chama
Mas que seja infinito enquanto
dure.
(Vinicius de Moraes." Livro de sonetos". São Paulo, Companhia das Letras, 1991. p. 55.)
Esses textos têm uma forma diferente daquela dos textos anteriores.
Neles, as palavras e as orações estão dispostas em linhas, chamadas versos. A
um agrupamento de versos chamamos estrofe.
Releia o texto de Vinicius de Moraes. São catorze versos distribuídos em
quatro estrofes: dois quartetos (estrofes de quatro versos) e dois tercetos
(estrofes de três versos).
Portanto:
Verso é cada linha do poema.
Estrofe é um agrupamento de versos.
Observe, agora, as terminações
de cada um dos versos da seguinte estrofe:
De tudo, ao meu amor serei
at*ento*
Antes, e com tal zelo, e sempre,
e t*anto*
Que mesmo em face do maior
enc*anto*
Dele se encante mais meu
pensam*ento*.
• atento/pensamento: o primeiro verso rima com o quarto;
• tanto/encanto: o segundo verso rima com o terceiro.
Dizemos, então, que os versos rimam quando há, geralmente no final
deles, palavras que terminam com os mesmos sons.
Exercícios
1. Quantas estrofes tem a letra da canção *Mensagem de amor*?
2. Quantos versos tem cada
estrofe?
3. Qual o verso que repete o título da canção?
4. Os versos da segunda estrofe
de *Mensagem de amor* são rimados?
Propostas de redação
1. Escolha o poema que mais lhe
agradou. Depois, diga com suas palavras o que esse poema transmite.
2. Imagine uma conversa informal
entre dois jovens que se amam, mas que não têm coragem de declarar o que
sentem. Redija esse diálogo, lembrando-se do emprego do travessão.
3. Imagine uma cena de ciúmes.
Mencione o lugar onde as personagens se encontram. Quem é mais ciumento? Como
demonstra o ciúme? O que faz e o que diz? Enumere as causas do ciúme. Utilize o
discurso direto. Encaminhe a narrativa para um desfecho feliz. Dê um título à
sua redação.
4. O amor é um tema dos mais
explorados e cantados por prosadores e poetas de todos os tempos. Veja como
alguns deles se manifestaram a respeito do amor:
• "Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente." (Camões, poeta português)
• "O amor é como um sol para o qual eu me volto todo dia, cada dia,
hipnotizado como um girassol..." (Guilherme de Almeida)
• "A mocidade, quando ama, não tem exigências outras que não sejam
as do próprio amor." (Júlio Dantas)
• "Nem mesmo o céu, nem as estrelas/Nem mesmo o mar e o
infinito/Nada é maior que o meu amor/Nem mais bonito." (Roberto Carlos)
E para você, o que é o amor? Escreva um pequeno texto, utilizando
imagens bonitas, como fizeram os autores que vimos.
5. Conte uma história que tenha
como tema um amor não-correspondido.
ESTUDO DA LÍNGUA
Treino lingüístico
1. Observe:
Ela sabia que não *ia suportar* as explicações dele.
Ela sabia que não *suportaria* as explicações dele.
Siga o modelo:
a) Ele sabia que ela *ia fazer*
bico de choro.
b) O sábado *ia terminar* em
briga outra vez.
c) Juntos, *iam viver* a vida de
seus sonhos.
d) Ele *ia* lhe *trazer* muitas
alegrias.
e) Ela *ia pôr* tudo em pratos
limpos.
2. Copie as expressões a seguir, substituindo-as por um verbo
correspondente:
a) sentir raiva
b) ficar zangado
c) dar coragem
d) pedir demissão
Escolha um desses verbos e com ele construa uma oração.
3. Escreva o antônimo das seguintes palavras, acrescentando-lhes o
prefixo *des-*:
amor -- crer -- emprego --
arrumar --
ligar -- fazer
4. Escreva as orações a seguir na ordem inversa (predicado + sujeito):
a) Seu amor, porém, não morre.
b) O telefone despeja palavrões.
c) O espanto de Teófilo é grande.
5. Substitua o pronome possessivo pelo pronome oblíquo adequado:
As crianças beijam suas mãos.
As crianças beijam-lhe as mãos.
a) Os policiais invadem o *seu*
apartamento.
b) Os jornalistas compreendem a
*sua* dor.
c) Rodrigo segurou *sua* mão.
d) O amor trouxe *sua* alegria de
volta.
6. Escreva no plural as seguintes frases:
a) Eu a amava!
b) Eu o adorava.
c) Ela me odiava.
d) Ele te respeita.
e) Você me entende.
7. Observe:
Conhecera-o *há* cerca de dois anos. (tempo *passado*)
Ela o conheceria dali a dois anos. (tempo *futuro*)
Copie as frases, completando-as com *há* ou *a*:
a) Encontrei-o, nesta mesma mesa,
''''' cerca de dois meses.
b) Sairei daqui ''''' cerca de
meia hora.
c) Estudo aqui ''''' dois anos.
d) Viajarei daqui ''''' dois
dias.
e) Não o vejo ''''' cerca de
cinco anos.
f) Espero-o ''''' mais de duas
horas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário